Mărţişor é uma pequena peça de adorno típica da Moldávia, Roménia e Bulgária, no formato de pompom feita com fios vermelhos e brancos. São oferecidas aos amigos e familiares antes da chegada da primavera.
As Mărţişor servem para afastar os males que vêm com o Inverno. A cor branca significa a neve que se vai, e o vermelho representa o sol que está a chegar.
No dia 1 de Março as pessoas amarram as Mărţişor que ganharam no pulso, como pulseiras, ou prendem-nas com alfinetes à roupa, normalmente perto da gola da blusa ou próxima ao peito.
A ideia é que a Mărţişor, quando usada, acalme os ânimos de Baba Marta. Ela é uma senhora muito temperamental, que muda constantemente de humor. A ideia é deixá-la feliz, fazendo com que ela leve embora o Inverno, e permita que a primavera chegue, trazendo saúde, felicidade, prosperidade e fertilidade.
A Mărţişor só deve ser retirada quando a pessoa que a usa avistar a primeira cegonha da nova estação. Depois de retirada do pulso ou da roupa, a Mărţişor é amarrada a um ramo de árvore, para que ela proporcione à planta a mesma saúde e sorte que proporcionou à pessoa que a usou.
Cristina Bordei