terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Filactera, meu amor!


No dia 9 de Outubro de 2008, a nossa turma dirigiu-se à Biblioteca Municipal de Albufeira para participar numa actividade com o escritor e ilustrador Miguel Horta.
Partimos da escola às 10 horas e regressámos por volta do meio-dia.
Na biblioteca, falámos sobre a Filactera. O Miguel Horta explicou-nos que a Filactera se alimenta de palavras. Em resumo, são balões de banda desenhada.
Em seguida, contou-nos uma história pessoal sobre como perdeu uma namorada por não saber correctamente a língua portuguesa.
Após esta história, mostrou-nos um livro que escreveu e ilustrou cujo nome é “Pinok e Baleote”. Esta fala-nos sobre um menino mentiroso e uma baleia, decorre nas ilhas de Cabo Verde e nela aparecem expressões em língua crioula.
Seguimos para a demonstração das actividades, que consistiam em escrever verbos a partir de palavras onomatopaicas e escrever adjectivos que descrevessem emoções.
Durante a realização da actividade, separámo-nos em três grupos. Cada grupo tinha que escrever três adjectivos para uma emoção e alguns verbos a partir de palavras onomatopaicas.
No final, corrigimos o trabalho de cada grupo e aprendemos palavras novas.
Esta actividade foi muito interessante e proveitosa, sendo o Miguel Horta um óptimo comunicador e muito engraçado. Toda a turma manifestou interesse em ler o “Pinok e Baleote” e voltar um dia a estar de novo com o Miguel Horta.


Texto escrito por Rodrigo Cardoso com a colaboração dos alunos do 5º A
10 de Outubro de 2008

3 comentários:

  1. Pois, para que vocês saibam, gostei muito de trabalhar com a vossa turma em torno da lingua Portuguesa.
    Espero que tenham lido o meu livro (Pinok e Baleote)! qual a vossa opinião?
    A propósito: já está cá fora o "Dacoli e Dacolá". São 7 histórias, algumas disparatadas.
    Um abraço para todos do Miguel Horta

    ResponderEliminar
  2. estou sem palavras,adoro "O NOSSO BLOG"

    ResponderEliminar
  3. Antes que o ano lectivo termine , tenho uma coisa muito importante para vos dizer: ADOREI TRABALHAR COM A VOSSA TURMA!
    Espero poder voltar a Albufeira para partilhar convosco o meu caminho de criador.
    Um abraço.

    ResponderEliminar