sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Planeta Azul?



O Planeta Azul acordou um dia com muitas manchas vermelhas e ficou intrigado, porque não queria mudar de cor.

Resolveu ir ter com o Sol e perguntou-lhe o que se passava, porque também ele estava a mudar e a ficar muito poderoso. O Sol respondeu-lhe que era porque lhe abriram o caminho da camada de ozono, mas que não sabia o que se passava com o Planeta Azul, e respondeu-lhe para ele ir perguntar aos que destruíram a camada de ozono.

Então, foi ter com o vento para que este lhe dissesse o porquê de estar a ficar vermelho. Mas, o vento respondeu que estava tudo uma confusão com o degelo e o aquecimento da terra e que não lhe sabia responder, e para o Planeta Azul perguntar a alguém que andasse a destruir a terra.

O Planeta Azul foi perguntar aos mares e eles disseram-lhe para perguntar aos peixes. Então, foi perguntar aos peixes e eles também nada sabiam e queixaram-se de que os filhos estavam a morrer aos cardumes. Perguntou às aves do céu, às abelhas, a uma vaca, a uma ovelha, aos lobos e todos responderam da mesma maneira... «que os seus filhos estavam a morrer e que nada sabiam»

Foi quando já estava desanimado que encontrou um cão velho e triste e lhe perguntou se sabia porque tudo estava a mudar e ele a ficar vermelho. Como os cães são os melhores amigos do homem deviam saber. O cão habituado a ter um dono respondeu de maneira diferente e disse ao Planeta azul para perguntar ao Homem que era inteligente.

O Planeta Azul cheio de esperança foi à procura do Homem, e encontrou um bombeiro que lhe respondeu que a culpa devia de ser dos incêndios. Depois, o Homem do lixo disse-lhe que a culpa era dos esgotos e de quem suja os mares e os rios. O Planeta Azul, ainda descontente com a resposta, perguntou a uma cabeleireira que lhe disse que a culpa era dos aerossóis. Finalmente, um químico atribuiu a culpa aos produtos químicos.

O Planeta azul não quis ouvir mais nada e disse que não era possível que o Homem que era inteligente, estivesse a destruir-se a si próprio e resolveu fazer uma reunião para alertar os Homens. Perguntou-lhes se sabiam porque é que o vento estava rabugento, o sol violento e ele a ficar vermelho. Responderam-lhe que era da poluição. O Planeta Azul disse-lhes que eram os Homens que destruam o Planeta com a poluição.

Os Homens ficaram envergonhados e decidiram em conjunto acabar uma vez por todas, com os lixos nos rios e nos mares, os aerossóis, os incêndios, os produtos químicos e os esgotos. Senão, o Homem deixaria de ter um Planeta Azul para ficar com uma terra queimada, de cor vermelha, onde os animais e as plantas não poderiam crescer.

Os Homens comovidos desataram a chorar e dos olhos de cada um brotaram fontes de água límpida e cristalina e cresceram muitos rios que foram ter ao mar. A terra ficou com uma linda cor azul.
Benjamin Ferreira e Ricardo Marinho

Sem comentários:

Enviar um comentário